CINE EN LA CALLE

Residencia Artistica – Casona Solariega – Villa Alegre – VII Región – CHILE

Giselle Abdallh

 

01/10/2016 A atividade estava prevista para as 19hs, pois pensávamos em projetar o filme do lado de fora da sede da associação de moradores, porém estava muito claro ainda e decidimos passar o filme dentro da sede. Foram instalados aparelhos de som, e as crianças aos poucos chegavam para assistir o filme. Duas crianças se acercaram e estavam muito contentes com o cinema e queriam nos ajudar com os preparativos. Estavam inquietos e ansiosos. Passei 3 trechos do filme “O Menino e o Mundo”, de Alê Abreu, e mais a trilha sonora. Durou em torno de 20minutos. Descartei a ideia do filme completo porque duraria mais de uma hora, e as crianças estariam mais cansadas para a atividade posterior. Após o filme convidei a todos a levarem suas cadeiras para fora, onde instalamos uma mesa para desenhar, eram cerca de 20 crianças e alguns adultos que estavam participando das atividades junto. Aos poucos, conforme terminavam, tirava uma fotografia do desenho para ter como registro e também serviria para uma nova atividade. Com os desenhos prontos e registrados começamos a colar na parede lateral da sede, onde montamos um mural coletivo com todos os desenhos.

 

02/10/2016 Com as imagens resgatadas dos desenhos, reproduzi em meio digital e cópias foram geradas para uma nova ação. Fomos até o bairro Villa el Tren e colamos os desenhos em diversos pontos do bairro, percorremos as ruas e praças para colar os desenhos dos próprios moradores, ao mesmo tempo marcamos com a ajuda de um mapa a localização de cada desenho dentro do bairro.

 

Posteriormente foi criado uma publicação onde a ação foi registrada. Fala sobre o dia Cine en la Calle com fotos do dia do evento, com os desenhos que foram criados e do mural coletivo. Junto na publicação tem páginas de passatempos ilustrados com os desenhos dos próprios participantes, e o mapa com a localização de onde os desenhos reproduzidos foram colados em forma de Lambe. No final da publicação são nomeados os participantes, como forma de agradecimento pela participação e valorização de cada um nas atividades realizadas.

 

Após o desenvolvimento e reprodução da publicação, houve o dia da entrega na Villa el Tren, montamos um posto para a entrega na sede da vila, poucos compareceram para retirar a publicação, então passamos a percorrer as ruas em busca de crianças que participaram ou não da atividade para a entrega. O bairro tem muitas crianças e não foi difícil até encontrarmos elas pelas ruas. Foi muito gratificante ver a reação das crianças que recebiam a publicação, algumas que participaram e se viam como parte significante da atividade, puderam ver seus desenhos ilustrando jogos de caça palavras e labirintos impressos ali, foi uma experiência muito enriquecedora e a retribuição em sorrisos é única e indescritível.

dsc06854-a
Registro del momento en que se mostraba la película «el niño y el mundo». Octubre.2016. Villa el Tren . Estacion Villa Alegre.Chile.

 

dsc06856
Mesas de dibujos en el día de Cine Octubre.2016. Villa el Tren . Estacion Villa Alegre.Chile.
dsc06887
Los jovenes se toman fotos para recordar la actividad Octubre.2016. Villa el Tren . Estacion Villa Alegre.Chile.
dsc06997
Ocultando los dibujos de los jóvenes en el espacio publico de Villa El Tren. Octubre.2016. Estacion Villa Alegre.Chile.
2016-10-10-20-09-37
Jóvenes recibiendo el Fanzine ¿Quieres ser un detective de dibujos?. Octubre.2016. Villa el Tren . Estacion Villa Alegre.Chile.

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *